Manual do Piloto

Conheça nosso código de conduta e manual de penalidades previstas para os campeonatos, tudo separado por capítulos

 

INSCRIÇÃO

O campeonato será clássificado por piloto individualmente, não havendo dessa maneira, classificação/pontos de equipes.


A) O Piloto que faltar em 1 etapa sem justificativa no prazo de 24 horas após o término na etapa ou 2 etapas mesmo com justificativas, caracterizará a desistência do competidor ficando sujeito à penalização correspondente à desistência de campeonato.
B) O piloto desistente não será aceito em futuros campeonatos realizados pelo grupo Campeonatos Clássicos;
C) Poderá ser feita uma nova convocação de pilotos da lista de reservas para preencher espaços deixados por pilotos desistentes;
D) NÃO ABANDONE A PROVA! Caso seja detectado que o piloto abandonou a corrida, será desclassificado da etapa. Na reincidência, será desclassificado do campeonato e não serão aceitas novas inscrições, em futuros campeonatos, seja como titular ou reserva.
E) Caso seja absolutamente necessário abandonar a prova: Leve o carro até os boxes e então retire o carro da corrida. Imediatamente comunique a moderação sobre o ocorrido, VIA WHATSAPP/FACEBOOK. (NUNCA UTILIZE O CHAT DURANTE A CORRIDA)
F) Inscrições poderão ser transferidas até a terceira etapa somente. Totalmente vetada a transferência na última etapa.
G) Valores de inscrições não serão devolvidos em nenhuma hipótese.

PENALIZAÇÕES

O Piloto que tenha se envolvido em acidente, tem direito a pedir revisão da corrida e aplicação das penalidades previstas nesse manual, ao piloto causador. As penalidades devem ser encaminhadas à um dos administradores da seguinte forma:

Gravação em vídeo do acidente e relato detalhando a volta em que ocorreu. A moderação não buscará as imagens sem detalhamento prévio de qual volta ocorreu.
O protesto deve ser encaminhado obedecendo os horário de 8h às 20h.

Protestos e afins encaminhados aos administradores entre 0:00h e 7:59h acarretarão na mesma penalidade requisitada, ao próprio piloto.

Em caso de mensagem nos grupos de whatsapp, onde seja exposto o acidente, com o intuito de provocar, insultar, injuriar o piloto causador, ou mesmo, como protesto velado, a mesma
penalidade que pode ser aplicada ao piloto causador será aplicada ao piloto que fizer a postagem.

Apenas incidentes com reclamação serão analisados pelos organizadores, que indicarão o grau da punição. Os pilotos que forem prejudicados durante as corridas devem aguardar o periodo da manhã seguinte, para enviar MENSAGEM PRIVADA para a Administração, informando o tipo de incidente e em qual volta ocorreu. Reclamações de incidentes dentro da pista devem ser enviadas até 24 horas para a administração, reclamações posteriores a esse prazo não serão avaliadas; Reclamações referentes às punições recebidas pela administração deverão ser feitas até 24h depois da postagem dos  resultados da corrida. Administradores também são pilotos, portanto, podem sofrer punições como qualquer outro.

Em havendo análise solicitada e detectado que o piloto que requisitou é o causador, ele será também penalizado.
De toda forma, a administração reforça que seja praticada a pilotagem limpa e disputas acirradas, porém, respeitosa.

FAIR-PLAY

A MODERAÇÃO PEDE, que ANTES de enviar pondere sobre o incidente/Acidente e que NÃO FAÇA RECLAMAÇÕES OU ACUSAÇÕES no grupo do whatsapp ou Facebook. Tão pouco, poste em redes sociais, vídeos com conteúdo pejorativo ou com o intuito de denegrir a imagem de qualquer piloto. Com calma sempre se acha a melhor solução. Todos devem zelar pela pilotagem limpa e aplicação do Fair Play. Acidentes ocorrem na vida real, assim como no Virtual. E todos estão sujeitos a causar e/ou se envolver. PEDIMOS, que ao perceber que forçou uma ultrapassagem em ponto da pista onde possa ter provocado a saída da pista, ou mesmo, em havendo toque entre os carros, devolva a posição em até uma volta. O objetivo são corridas limpas e honrosas. Uma melhor classificação/Vitória sempre será inferior ao mérito de conquistar o respeito entre os pilotos amigos.
Caso o piloto pratique o “Fair play” ele receberá sempre “menos 1 ponto” na penalidade. Ex:
Caso de uma penalidade de -5, será dado -4.

 

SISTEMA DE PENALIZAÇÕES

Utilizamos o sistema de penalidades de forma a ser justa a aplicação de sanções aos
pilotos que se envolverem em acidentes. E os pesos são:

1 – Penalidade LEVE:
Se o único prejudicado for o próprio piloto.
2 – Penalidade MÉDIA:
Se Prejudicar outro piloto.
3 – Penalidade GRAVE:
Se prejudicar outro piloto, danificando seu carro e o forçando a ir ao pit resolver
esse problema.
4 – Penalidade GRAVÍSSIMA
Se retirar UM OU MAIS pilotos da corrida, em decorrência DIRETA do acidente.
Ou infringir o código de conduta do grupo Campeonatos Clássicos AV.

 

PENALIDADES NÃO PREVISTA

 

A moderação poderá aplicar penalidades em casos alheios aos previstos nas regras descritas, conforme a gravidade do acidente/incidente, sendo que a “balança” se mantém a mesma das penalidades (Leve, Média, Grave ou Gravíssima).

No caso da penalidade GRAVISSIMA. Nesse caso a moderação poderá suspender o piloto na etapa seguinte.

Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidades (última etapa do campeonato, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em DOBRO de pontos da penalidade respectiva (Leve, média, grave ou Gravíssima). Sendo também previsto, aplicação de penalidade prevista em cada item.

Em etapas com pontuação dobrada, as penalidades também serão dobradas.

 

PENALIDADES

Leve: – 2 ponto no ranking geral

Pisar com uma das rodas na linha de saída do pit stop; Parar o carro na pista sem ocasionar acidentes (Incluindo: canteiros, áreas de escape e etc); Pisar ou invadir a linha da saída do pit stop no momento em que algum piloto estivar saindo do mesmo;

 

Média: – 5 pontos no ranking geral

**Bater no oponente, fazendo com que ele saia da pista (não danificando o carro);  Retornar a pista após uma saída, atrapalhando quem vem atrás;   Apoiar no carro do oponente para fazer curva; Fazer zig-zag na reta para negar vácuo (mais de 1 mudança de trajetória, excluindo a mudança para pegar a tangente); Cruzar a linha da saída do pit stop e atrapalhar quem está na pista; Fazer ultrapassagem além da linha amarela/Interna, nos circuitos ovais; Demorar em abrir passagem aos líderes ao ser aplicado a diferença de uma volta ou mais, se mantendo a frente do piloto por mais de três curvas ou UMA reta.  REGRA DE BANDEIRA AZUL.  **Demorar em abrir passagem / impedir a ultrapassagem em caso de Imperícia E/OU avarias/problemas com o carro. REGRA DE BANDEIRA AZUL.

 

** Caso o piloto que bateu pratique o Fair-play, esperando e devolvendo a posição ao pilotos prejudicado, será aplicado -1 ponto.

 

Grave: – 10 pontos no ranking geral

Causar acidente por insistência em mater ritmo incompatível com o estado do carro (Avarias ou Pneus ruins);   Apoiar no carro do oponente para fazer a curva fazendo com que ele saia da pista; Disputar posição com o líder da prova, antes ou após ser aplicada volta em cima *REGRA DE BANDEIRA AZUL.*   Cruzar a linha da saída do pit stop e bater em quem está na pista; Não engatar/largar /ou Engatar a ré no momento da largada de forma não intencional prejudicando o piloto que vem atrás; Não parar no pit stop novamente mesmo que já tenha feito uma parada mal sucedida. (O jogo pode não aceitar a parada para troca e abastecimento devido a erro na abordagem ou velocidade excessiva na entrada do pit stop). Gerar qualquer atitude proposital que vise fazer com que outro piloto receba uma punição injustamente (Ex.: andar lentamente atrás de um retardatário para que ele seja punido – vide punição média).  Fazer ultrapassagem pela área de escape ou usa-la para ganhar tempo (última volta).

 

 

Gravíssima: DESCLASSIFICAÇÃO

Andar na contramão; Causar acidente com o líder da prova, estando na situação de retardatário; Usar o chat durante a corrida, incluindo qualify e contagem regressiva (exceto para administradores e tão somente se houver necessidade de aviso urgente) = desclassificado da corrida.

Caso o piloto fale ou escreva mensagens ofensivas, expulso da comunidade Campeonatos Clássicos.

O somatório de várias penalidades médias, graves ou gravíssimas, pode ser considerado prática antidesportiva, caso assim for julgado pela administração do campeonato, o piloto poderá deixar de jogar a próxima rodada, ser expulso do campeonato ou até mesmo do grupo.

 

“Big one/STRIKE” na primeira curva, da primeira volta:

: Acrescimo de 120s ao tempo final e desclassificação automática da etapa seguinte (Não participa da etapa seguinte), juntamente com -10 pontos na classificação geral. Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidade (última etapa do campeonato, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em -20 pontos.

Causar acidente de forma premeditada = desclassificado do campeonato e EXPULSO DA COMUNIDADE CAMPEONATOS CLÁSSICOS;

Desistir do Campeonato E/OU da corrida (etapa) por motivo fútil (não gostar do carro, regulamento, problemas no acerto E/OU desempenho na corrida, métodos administrativos, punições ou outros quaisquer) = desclassificado do campeonato e impedido de participar do outros campeonatos.

 

Acidentes na primeira volta

 

***Acidente na volta de apresentação: Piloto que provocar acidente na volta de apresentação, em especial na prática de “Burnout” (Borrachão) e em “Brake test” brusco, está automaticamente DESCLASSIFICADO, juntamente com penalidade de 3 pontos caso o outro piloto consiga continuar na prova, ou 5, caso o piloto seja impedido de continuar a corrida em decorrência das avarias.

Causar acidente na primeira volta da corrida por excessos ou não observação das regras de condução: Acrescimo de 120s ao tempo final e desclassificação automática da etapa seguinte (Não participa da etapa seguinte), juntamente com -10 pontos na classificação geral. Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidade (última etapa do campeonato, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em -20 pontos.

Causar acidente danificando o carro de outro piloto: Acrescimo de 30s ao tempo final, juntamente com -10 pontos na classificação geral. Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidade (Piloto por qualquer razão deixar a prova, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em -20 pontos.

Causar acidente impedindo que outro piloto continue na corrida: Acréscimo de 120s ao tempo final e não qualifica para a etapa seguinte, largando dos boxes. Juntamente com -10 pontos na classificação geral. Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidade (última etapa do campeonato, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em -20 pontos.

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Fazer ultrapassagem pela área de escape ou usa-la para ganhar tempo: Acréscimo de 20s no tempo final, juntamente com -5 pontos na classificação geral POR CADA OCORRÊNCIA. Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidade (Piloto por qualquer razão deixar a prova, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em -20 pontos.

Observem o briefing realizado e explicações nos grupos, informando sobre o uso de áreas de escape.

Não cumprir o Pit-stop obrigatório gera -10pt + 120s somados ao tempo final da corrida. Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidade (Piloto por qualquer razão deixar a prova, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em -10 pontos.

Em caso de 3 ocorrências na prova, de uso da área de escape para ganhar tempo, o piloto sofrerá o acrescimo de 120s ao tempo final e desclassificação automática da etapa seguinte (Não participa da etapa seguinte), juntamente com -10 pontos na classificação geral. Em caso de impossibilidade de aplicação da penalidade (última etapa do campeonato, OU, o piloto ter sido o último colocado) converte-se em -20 pontos.

 

 BUMP DRAFT

 

Não é proibido o uso do recurso de BUMP DRAFT (Empurrar o carro da frente/Trenzinho).

Em Caso de acidente ocasionado por essa prática Todos os pilotos serão penalizados, com penalidade de: 5 pontos para o “empurrado” e 10 pontos para quem estiver empurrando.
Se esse acidente provocar um “Big one” os pilotos do “trenzinho” estarão suspensos por duas etapas sem possibilidade de recurso.

 

Em bandeira amarela

 

Ao ser sinalizada a bandeira amarela, que é avisado pelo próprio game, com indicação de bandeira no canto superior esquerdo (A bandeira amarela) e no canto inferior esquerdo com aviso por escrito que a bandeira amarela está pendente em todo circuito, O PILOTO DEVERÁ REDUZIR IMEDIATAMENTE a velocidade. Caso o piloto que venha atrás não reduza e ultrapasse, caso o jogo não o puna, será punido posteriormente pela moderação.

Se durante a vigência da bandeira amarela o piloto provocar um acidente, serão aplicadas as seguintes penalidades:

-Se o único prejudicado for o próprio piloto, penalidade LEVE

-Se Prejudicar outro piloto. Penalidade média

-Se prejudicar outro piloto, danificando seu carro e o forçando a ir ao pit resolver esse problema, penalidade GRAVE

-Se retirar o piloto da corrida, penalidade GRAVISSIMA. Nesse caso a moderação poderá suspender o piloto na etapa seguinte

 

Será aplicada penalidade GRAVE ao piloto que durante a vigência da bandeira amarela andar acima definida previamente e avisada pelo simulador (EXCETO PARA ALCANÇAR O PELOTÃO).  Se por conta de excesso de velocidade provocar acidente, será acrescido 60s ao seu tempo final.

 

 

DESCLASSIFICAÇÃO E SUSPENSÃO EM OUTROS CAMPEONATOS

  

Caso o piloto acumule 48 pontos DE PENALIDADE, que é igual a pontuação (Só que positiva) que o ganhador de uma etapa faz, ele está automaticamente SUSPENSO por uma temporada.

 

 

Caso a moderação entenda que houve negligência, má fé, atitude anti-desportiva clara ou que o piloto tenha ignorado as regras do grupo e de convivência, o piloto terá então sua participação vetada EM DEFINITIVO, de novos campeonatos.

 

 

Os pilotos participantes, também poderão montar uma comissão, para pedir a desclassificação de um piloto, junto a moderação. Nesse caso, a moderação analisará baseada em fatos de pista e do comportamento social do piloto, perante o grupo. Se ficar decidido em votação, o piloto também poderá ser retirado do quadro de membro do grupo Campeonatos Clássicos e automaticamente DESCLASSIFICADO do campeonato em andamento.

 

Regra do Suicídio

Leia atentamente esse capítulo

A maior marca do grupo Campeonatos Clássicos é o estilo de corrida em emulação. Como isso Funciona? Utilizamos um software e um hardware, para recriar na tela situações visuais e sensações, de estar presente em uma determinada pista e/ou corrida. Essa é a parte que o computador fazer sozinho (Com o software) e isso é a SIMULAÇÃO. A Emulação, é o tipo de comportamento que temos ao operar esse software. Sendo essa caracterista presente, corremos com o comportamento de vida real. Ou seja, na vida real ninguém bateria um carro de maneira deliberada contra um muro. Pois se o fizesse, morreria.

Na realidade virtual não podemos deixar de adotar o mesmo preceito. Existe a parte da atitute anti-desportiva. Assim como na vida real (Uma fechada, uma ultrapassagem suja ou até mesmo desleal), acidentes e etc, São “normais”. Todos estão sujeitos a ocasionar e/ou sofrer um acidente. E para isso temos regras específicas, com as devidas sanções de acordo com o grau de gravidade.

Porém: acidente é um fator; e negligência é outro. E isso levamos mesmo à sério!

Para tanto, adotamos o critério de “suicídio”. Então se o piloto CAUSAR um acidente de forma deliberada e/ou de maneira imprudente, onde a ação do piloto resulta em prejuizo a outro piloto, uma comissão formada por 3 pilotos participantes do campeonato em questão, que serão escolhidos em um sorteio, julgarão se naquela ação o piloto teria se “suicidado” no acidente. Caso a comissão de pilotos, decida que houve sim essa ação/tipo de comportamento, o piloto estará fora do campeonato. Assim como na vida real, caso ele tivesse se suicidado, não mais correria.

Para aplicação dessa sanção, que é extrema, somente será chamada a comissão nos casos que tenham algum dos seguintes ponderadores:

 

  1. Ação deliberada (Não freiou, velocidade incompatível com o local do acidente);

  2. Caso o acidente provoque o afastamento de outro piloto da etapa;

  3. Claramente o acidente pudesse ser evitado.

Regra do Suicídio
A formação da comissão

 

A comissão de pilotos, será ouvida na manhã após a corrida. Com calma e imparcialidade, deverão definir então, sobre o acidente, se teve ou não fatores que poderiam ser considerados uma forma de “suicídio”.

O maior objetivo dessa regra é buscar uma corrida 100% limpa, justa, leal e ética! A moderação, como visto nas regras anteriores quer buscar um campeonato isento de penalizações e sanções. Então antes de haver a preocupação em como a comissão o julgará, deve existir o princípio de não se envolver em eventos como os descritos aqui nesse tópico.

*Caso o piloto a ser analisado seja integrante da comissão, outro piloto participante do campeonato, será chamado.

A decisão da comissão será soberana e livre da possibilidade de empate (3 votos).

 

  1. P) – Como pode se decidir o que é “claramente evitável”?

  2. R) Todos os pilotos ao aderir ao campeonato, devem por preceito obedecer as regras que tangem o automobilismo. E agir com ética, responsabilidade e normas que são inerentes ao esporte. Caso desconheça alguma, a moderação pode (E oferece) vasto material e suporte a essas regras. Sendo assim, o “Claramente evitável” estará atrelado ao básico da pilotagem (real e virtual). Avaliações conscientes de padrão de conduta esportiva, observação as regras mundias de pilotagem.

  3. P) – Mas não é “só um jogo”?

  4. R) Jogo é o software (Simulador). A responsabilidade resultante é a emulação, que é responsabilidade do piloto. Se é “só um jogo”, então o prezado amigo piloto, não vai se importar em caso seja necessário, parar o carro na pista, para esperar a resolução de um incidente (Uma rodada a frente, por exemplo). Caso se oponha a ter que esperar uma resolução pra “não perder tempo e a possibilidade de uma vitória na etapa” então, convenhamos, não se trata “só de um jogo”. E é aí que a responsabilidade está aliada a diversão. E vice-versa.

E com clareza a administração do grupo informa: Se o conceito é de “é só um jogo”, o prezado colega está no grupo errado. Levamos a diversão a sério. Respeitamos quem pensa em linha divergente, mas não abriremos mão desses valores. Amizade, respeito e lealdade. Aí é que vem a diversão!

 

DESCONEXÃO, TRAVAMENTO E LAGS

O piloto que por algum motivo sofrerem perda da conexão em qualquer momento da corrida, não deverá retornar para a sala para não prejudicar a conexão dos demais pilotos. Caso o piloto sofra desconexão durante a prova receberá a pontuação que segue da seguinte forma:

  • Assume a última posição (entre os presentes no grid)

  • Caso um segundo piloto caia, assume a penúltima posição, E assim sucessivamente, para compensar o tempo de permanência on line.

 

O piloto que por algum motivo sofrerem TRAVAMENTO DO SIMULADOR em qualquer momento da corrida, não deverá retornar para a sala para não prejudicar a conexão dos demais pilotos. Caso o piloto sofra TRAVAMENTO durante a prova receberá a pontuação no mesmo sistema que em queda de conexão (Item acima) e será intercalado com as quedas que possam ocorrer, priorizando o tempo e permanência em corrida.

Somente será atribuída essa pontuação se o piloto enviar foto da tela do travamento. (exemplo abaixo).

 

Dicas para uma melhor conexão: Desligue qualquer aparelho que tenha acesso à internet (celulares, notebooks, PC’s, Tablets). Não deixe equipamentos eletromagnéticos entre o modem/roteador e o PC. Se possível não utilize Wi-Fi, use um cabo de rede direto do modem ao PC, reinicie seu modem meia hora antes de entrar na sala.

 

IP da conexão do piloto

A moderação se isenta de qualquer responsabilidade por problemas de conexão do piloto. A responsabilidade da moderação está em manter o servidor no ar, no dia e horário estipulado. Cada piloto tem consigo, a responsabilidade de aprender por sua conta, procedimento para a troca de IP de seu computador. Esse procedimento é 99% assertivo em resolver o problema de “Não Conectou” (Join Timed Out / JTO).

Um vídeo explicativo de como trocar o IP pode ser assistido no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=UYnjexQZ8qk

 

 

PING ALTO

Todos os pilotos devem entrar no servidor com 30 min de antecedência para que possam ser detectados casos de “Ping alto” (Acima de 400), fazendo com que seu carro “pisque”, sumindo e aparecendo novamente após alguns instantes. Dessa forma, será comunicado pela direção de prova e enviado vídeo e print do valor do ping para comprovação. É DE RESPONSABILIDADE DO PILOTO tentar sanar o problema, através de reinício da conexão e reboot do PC. Caso o problema não tenha sido solucionado até o início da sessão de qualificação, a moderação pedirá que o piloto abandone a etapa. O problema de ping é alheio a relação com o server e sim na conexão do servidor. O grupo já teve pilotos de fora do país correndo (EUA, Alemanha, Holanda e Portugal) e mesmo assim não apresentaram qualquer problema. Ping alto em geral é um problema pontual na conexão do piloto. Porém, manter o carro na pista, significa colocar a corrida de outros pilotos em risco. Já que quando o carro começa a sumir, é impossível saber “onde e quando” ele vai ressurgir.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

  1. O piloto ao fazer sua inscrição automaticamente concorda com as regras estabelecidas no regulamento e sua aplicação durante o campeonato;

  2. Todos os pilotos têm direito de dar opiniões ou pedir esclarecimentos sobre o campeonato e regulamento;

  3.  O Regulamento pode passar por alguma melhoria para melhor adequação, caso aconteça, todos os pilotos serão avisados;

  4. Caso a corrida tenha atraso de mais de 30 minutos por motivo de força maior, a mesma só acontecerá caso metade + um da quantidade de pilotos presentes concordarem em participar;

  5. Esteja atento para todos os avisos da Administração antes da prova;

  6. Não haverá reinicio da qualificação ou corrida para pilotos que chegarem atrasados;

  7. Não utilize o texto durante a qualificação ou corrida a não ser quando um administrador autorizar. Utilize o bom senso para não atrapalhar a corrida dos demais. Caso precisem se comunicar com a administração usem mensagens via whatsapp, mantendo o bom senso de não falar sobre coisas irrelevantes para evitar correr o risco de levar uma punição;

  8. Salve sempre o replay da corrida

  9. O quórum mínimo pra a realização de uma etapa é de 50% dos pilotos, menos que isso a etapa é adiada;

  10. Em caso de queda de conexão de mais de 50% do grid ou queda geral do servidor, será decretada bandeira vermelha. Em sendo até 50% da corrida (por voltas ou tempo) haverá um novo início de corrida sob a regra de bandeira vermelha.  Ou seja, obedecendo as posições no momento em que ela foi decretada. 

  11. Não nos responsabilizamos por: pilotos faltantes, pilotos que tiveram problemas com queda de conexão ou não conseguirem entrar na sala antes da largada por problemas com a conexão/internet;

  12. O foco da Campeonatos Clássicos é diversão com responsabilidade e compromisso, trabalhamos para fazer eventos justos e equilibrados, portanto, todos devem zelar pela harmonia do grupo;

  13. Não abandone a corrida (Prova/etapa). Se o seu desempenho não está bom em determinada etapa, leve-a como aprendizado. Para aprender e evoluir, perdas e ganhos fazem parte do caminho. Além de o abandono ser considerado infração gravissima. Observe as regras;

  14. Caso a administração precisar punir algum piloto e o ocorrido não estiver na lista de punições, a penalidade será aplicada de acordo com a gravidade do ocorrido.

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