23/03/17

Volkswagen Kombi: Pode lotar que ela aguenta

Por Augusto Aldon.

Quem nunca ouviu alguém dizer sobre alguma historia envolvendo este famoso utilitário? Como aquela vez em que desceu para o litoral com a família toda e aquele cheiro de frango assado com farofa e um mix de gasolina?

Ou aquele seu primo de pé pesado, que fez o mítico 1500 derreter em chamas? , se você lembrou destas ou outras tantas historias…sim estamos falando da nossa querida Kombi, melhor dizendo Volkswagen Type 2.

O modelo evoluiu apartir do Plattenwagen, que nada mais era um veiculo adaptado para transportar cargas dentro da fabrica da Volks em Wolfsburg.

Plattenwagen, o pai da Kombi

Depois de uma serie de modificações em março de 1949 o primeiro lote dos Type 2 saíram da fabrica.

Com a ideia de ser um carro multiuso, já na primeira geração (1950-1967 na Europa e EUA e até 1975 no Brasil) o modelo apresentava muitas variações da carroceria que ajudou a ganhar vários fãs.

O modelo ganhou vários nomes nos países os quais era comercializada como: Transporter (UK), Camper, Samba Bus (EUA), Kombi (Brasil), Microbus e etc..
O chassis T1 viveu o auge dos anos 60 com os Hippies, virando um ícone do movimento ficando ainda mais marcada na historia (assim como seu irmão compacto), sempre lembrada pelas cores e desenhos psicodélicos.
Para aqueles que sempre tiveram o modelo como referencia de trabalho devido ao seu corajoso motor a ar que puxava quase qualquer coisa dentro e fora e sua carroceria, a Volkswagen também investiu no luxo e conforto do modelo criando a SambaBus (EUA) ou nossa Kombi Luxo, que disponibilizava tudo de melhor em qualidade, estilo e prazer em dirigir, chegando próximo do fim da primeira geração em grande estilo.
A bela Kombi Luxo
A segunda geração que foi iniciada na Europa e EUA em 1967 e foi vendida até 1979, no México de 1971 até 1994, mas foi no Brasil que o chassis T2 teve maior tempo de produção de 1975 à 2013, com uma serie de modificações mecânicas, abandonado o convencional motor refrigerado a ar pelos à água.
A ultima Kombi
 A terceira geração que foi lançada apenas na Europa e nos EUA sob o nome de Trasnporter, iniciou em 1979 e foi vendida até 1992 dividindo espaço ainda em 1990 com quarto Facelift de quarta geração.
A quarta geração trouxe uma mudança significativa em sua estrutura, mudando o convencional motor traseiro para os dianteiros, porém sem deixar de lado o titulo de carro econômico e com um ótimo torque, essencial para o transporte de cargas.
Atualmente o Transporter (Eurovan nos EUA) vive a quinta geração do simpático utilitário, que ganhou nossos corações ao longo desses mais de 60 anos de historia, mantendo vivo o espírito da boa e velha Kombi.

 

 

Compartilhe

 

Lista Completa

 

25/07/17
  Como já era esperado, a prova final da Stock Car 70 renderia disputas até o fim! O campeonato chegou a batalha final com 3 pilotos com chance de colocar a mão no caneco. Após uma semana intensa de treinos, os pilotos alinham com Juan Gonçalez emplacando a pole com inacreditáveis 3:02:700! Luz verde e […]
13/07/17
Pukekohe: O nome já diz tudo! Significa “Colinas das árvores”. E lá, o pau quebrou! Por: Tio Ronnie   Após uma corrida urbana, em Townville na terceira etapa, o Navio da Tchunáy Fretes  chegou ao Norte da Ilha, em um clima pacato. Mas a calmaria durou pouco. Juan Gonçalez e Bruno Seixas, em uma grande disputa […]
11/07/17
Juan Gonçalez faz história em Curitiba! Saiba tudo que aconteceu nessa eletrizante etapa da Stock Car ´70!
23/03/17
Quem nunca ouviu alguém dizer sobre alguma historia envolvendo este famoso utilitário? Saiba mais sobre a Kombi.
23/03/17
Os famosos fuscas e seu motores refrigerados a ar, possuem uma legião de fãs mundo afora, graças ao seu charme a robustez.
23/03/17
No ano de 2002 o mundo celebrava a mais nova geração dos chassis Z da Nissan o 350Z ou como é conhecido no Japão Fairlady Z.
20/03/17
No inicio dos anos 2000, depois do primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos, o nitro virou um ícone da cultura tunning.
20/03/17
Por: Augusto Aldon No inicio dos anos 1930, as famosas corridas de grandes prêmios validas pelo campeonato europeu de automobilismo, rasgavam as pistas do velho continente que até então eram dominadas por carros franceses e italianos. Após a grande depressão de 1929, surgiu em 1932 a Auto Union, que juntou a Audi, DKW, Horch e […]

 

© 2016 Campeonatos Clássicos - Desenvolvido Por Terramidia