O Automobilismo Virtual

Por: Ronnie Peterson

Automóveis e jogos eletrônicos tem fãs espalhados por todo o globo. Fica ainda melhor, quando se junta o melhor desses dois mundos. Com os adventos da eletrônica, a cada dia é mais fácil ter pela tela de sua computador ou TV toda a emoção sentida em grandes competições. Podendo competir com jogadores de todo mundo, os games tem unido entusiastas para dividir seu amor pelos motores, recriando virtualmente esses eventos. Então, acompanhe um pouco mais dessa história!

Need For Speed, … Gran Turismo, São os primeiros nomes que vem a cabeça, quando falamos em Corridas de carros, em jogos. Mas.. a história é mais antiga que isso!

Se podemos dizer que o A.V. (Automobilismo Virtual) tem um pai, ele seria o “Gran Trak 10”!

118124212169

Visual do Console do “Gran Trak 10”

Era uma verdadeira febre nos fliperamas nos anos 70. Sendo que ele foi o primeiro a ter um sistema controlado por um Volante e Pedais. E daí nasceu uma legião de fãs dessa modalidade.

455701

Detalhe da tela do game “Gran Trak 10”

Ainda nos anos 70, veio um super game que era o “Night Driver”. Já com inovações com cenários mais variados e coloridos. E a capa, remetia aos carros da “D.R.M.” (Campeonato Alemão), fazendo grande sucesso na Europa.

77746918013152434

Capa do game “Night Driver”

Em 1983 é lançado um game que arrematou de vez o coração dos fãs de corridas e de jogos eletrônicos: Enduro!

images

Famílias na frente da TV: É hora de jogar Enduro!

No auge dos anos dourados da F1, ele vinha com o desafio de dirigir por diversos cenários e com grau de dificuldade aumentado a cada “dia” que passava no jogo. Quem curtiu sabe que é inesquecível.

Vieram outros consoles e junto novos games, como Out Run, entre outros. Mas foi na segunda metade dos anos 90 que vieram as franquias que se tornariam tendência: Need For Speed e Gran Turismo.

gran-turismo

Um dos mais adorados games: Gran Turismo

Se valendo dos grandes avanços da tecnologia, essas franquias esbanjavam em detalhes avançados para época de seus lançamentos e o NFS ainda mais, após o lançamento da franquia de filmes “Fast n´Furious” (Velozes & Furiosos).

Need-for-Speed-Underground-2-Demo_7

Neons, Nitro e carros poderosos: Era a hora de virar o Brian ´Connor!

Mas os jogadores mais entusiastas do Automobilismo, queriam mais. E sabiam que a tecnologia permitia!
Com isso, já nos anos 2000, aparece o game que se tornaria a referência para essa vertente: O Rfactor.
Desenvolvido junto a equipes de corrida, como a Williams, que utilizava o game como seu simulador oficial, a ISI (Criadora do Rfactor), conseguiu trazer para esses jogadores, agora na plataforma PC, possibilidades de criar em um ambiente virtual, corridas com grande grau de realidade, dificuldade e personalização.

ss_170dfd6b6fc7f7f57e46d5bc5d084dc5af1d82bf.1920x1080

A possibilidade de acertos finos e realistas foi a redenção aos entusiastas!

Pois ia além das pinturas e trocas de rodas, já conhecida de outros games: Ajustes detalhados de suspensão, motor e performance dos carros, criam a imersão perfeita para esses “Pilotos” poderem sentir a adrenalina de participar dessas corridas.
E com novos avanços nas comunicações veio a cereja do Bolo: A possibilidade de jogar conectado a internet, compartilhando essa paixão pelas corridas e games, com pessoas de todo o mundo!
Hoje, já na segunda versão, o Rfactor tem nomes como “Assetto Corsa” e “Project Cars” como concorrentes de peso, tanto na plataforma PC, ou em consoles, como o PlayStation 4.

ss_8e0db4d24677974ebf9d09dc0b13afa08ec9621b.600x338

Detalhe dos avanços visuais do Assetto Corsa

Seja onde for: Acelere com responsabilidade e respeito! Aproveite tudo que esse mundo pode proporcionar e se divertirá muito! #BoraPraPista

 

© 2016 Campeonatos Clássicos - Desenvolvido Por Terramidia